A bênção da gratidão
“Não usem palavras indecentes, nem digam coisas tolas ou sujas, pois isso não convém a vocês. Pelo contrário, digam palavras de gratidão a Deus.” Efésios 5:4 (NTLH)
É comum, na agitação do dia a dia, não prestarmos atenção no quanto já recebemos de Deus. Muitas vezes, focamos apenas no que falta ou no que não saiu conforme o esperado. Fazemos piadas inadequadas, murmuramos ou até xingamos quando algo dá errado. No entanto, Paulo nos ensina a mudar essa postura e buscar motivos para agradecer, mesmo em meio às dificuldades.
A gratidão transforma. Quando olhamos para a nossa vida através dessa lente, começamos a perceber que mesmo as situações difíceis têm seu propósito. Às vezes, aquilo que não conquistamos ou os desafios que enfrentamos são as ferramentas que Deus usa para nos moldar e fortalecer. Por isso, em vez de olhar para as conquistas dos outros, olhe para dentro de si e veja o quanto Deus já fez por você.
"Sei o que é estar necessitado e sei também o que é ter mais do que é preciso. Aprendi o segredo de me sentir contente em todo lugar e em qualquer situação, quer esteja alimentado ou com fome, quer tenha muito ou tenha pouco. Com a força que Cristo me dá, posso enfrentar qualquer situação." Filipenses 4.12-13.
Lembre-se das palavras do hino: "Conta as bênçãos, conta quantas são, recebidas da Divina Mão, uma a uma, dize-as de uma vez e verás surpreso quanto Deus já fez". Que hoje você possa parar e, com um coração cheio de gratidão, contar as suas bênçãos, percebendo o cuidado de Deus em cada detalhe da sua vida.
Neste momento, te convido a fazer esta oração:
Senhor, muitas vezes me aproximo de Ti para pedir, mas hoje venho com um coração grato. Agradeço pela minha vida e por tudo que me permitiste viver até aqui. Obrigado pelas pessoas que colocaste em meu caminho, especialmente meu cônjuge [se houver, cite o nome], meus filhos [se houver, cite os nomes], minha família e aqueles que foram instrumentos de bênção e aprendizado para mim.
Agradeço também pelas pessoas que não me trataram bem, pois, através delas, o Senhor me ensinou a ter paciência e a crescer na fé e hoje eu reconheço que cada experiência, boa ou desafiadora, foi parte do Teu plano para me moldar.
Sou grato por tudo o que já fizeste em minha vida e por aquilo que ainda tens preparado. Confio que sempre me guiarás pelo caminho certo. Ajuda-me, Senhor, a substituir as palavras de reclamação por palavras de gratidão. Que eu possa enxergar o Teu agir em cada situação e aprender a contar as bênçãos, lembrando que o Teu propósito é maior e melhor do que qualquer circunstância.
Dá-me sabedoria para ouvir mais e falar menos, e que os meus lábios sejam sempre puros, expressando palavras de bondade, louvor e adoração. Que a minha vida reflita gratidão e que eu caminhe segundo a Tua vontade. Amém!
Por M.Santos.